Sobre Nós

Quem Somos

O Movimento Cultural Social (MCS) é uma organização não governamental que existe a mais de onze anos. Desde a sua fundação traz como objetivo principal a redução da desigualdade social e a inclusão social de grupos mais vulneráveis da sociedade e pessoas desfavorecidas.

Nossa fundação deu início através de 4 amigos moradores da Vila Cruzeiro, umas das comunidades do Complexo do Alemão, que viviam as dificuldades da comunidade e decidiram agir criando projetos e ações que pudessem fazer a diferença para os moradores daquele local.

Através de trabalhos com associações de moradores receberam o apoio da ong internacional (IBISS), o que impulsionou o desenvolvimento técnico e metodológico para a criação de ações e projetos sociais.

Desde então, nesses 11 anos de existência atuamos com planejamento e plena execução de projetos na área do ESPORTE, CULTURA, LAZER, EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, além de gestão de equipamentos públicos.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Temos como missão promover o desenvolvimento humano integral de forma contínua e sustentável. Acreditamos que através do exercício da cidadania reduziremos as situações de vulnerabilidade social, por isso priorizamos ações que trarão visão e desenvolvimento global do indivíduo.

OBJETIVOS

Contribuir para a sociedade com projetos fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS).
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
(Fonte: ONU BRASIL)

Nossa Proposta

Trabalhar a Inovação Social nas suas várias definições, com novas combinações e/ou configurações de práticas sociais, em certas áreas de ação ou contextos sociais, propiciadas por certos atores ou conjunto de atores de maneira intencional com o objetivo de satisfazer ou atender melhor necessidades e problemas do que com práticas já estabelecidas”
(HOWALDT & SCHWARZ, 2010, p.16).

Promover visão estratégica para o desenvolvimento global do indivíduo, com conhecimento necessário para os desdobramentos dentro do rol da economia criativa. “A economia criativa uma oportunidade de resgatar o cidadão (inserindo-o socialmente) e o consumidor (incluindo-o economicamente), através de um ativo que emana de sua própria formação, cultura e raízes.
Esse quadro de coexistência entre o universo simbólico e o mundo concreto é o que transmuta a criatividade em catalisador de valor econômico”
(REIS, 2018, p.25).

Nossa Equipe

Cristiane Bittencourt

Contadora – Gestora de Projetos

Carioca, envolvida em causas sociais, movida pela fé em Cristo e responsável pela elaboração e execução de projetos.

Melissa Catarino

Gestora de Marketing

Professora de Educação Física, amante do Esporte, envolvida em causas sociais, movida pela fé em Cristo e responsável pela execução do marketing.

Shirley Ribeiro

Gestora Financeira

Extrovertida e organizada, engajada no poder da assistência social.

Fabiana Miranda

Assistente Administrativa Financeira

Alegre e divertida e uma excelente assistente administrativa.

Leticia Reis

Estagiária assistente social

Criativa e animada, envolvida em causas sociais, movida pela fé em cristo, excelente suporte como assistente social.

Wagner Carlos e Felipe Osorio

Diretoria

Moradores da vila cruzeiro que diante das necessidades da comunidade resolveram arregaçar a manga e iniciar um trabalho social em prol da qualidade de vida.